O envelhecimento da população é uma realidade no mundo inteiro. Até 2030, a expectativa é de que existam 1400 milhões de pessoas idosas. Para 2050, esse número poderá saltar para 2,1 bilhões de pessoas. Por isso, os colaboradores 60+ estarão cada vez mais ativos no mercado de trabalho.
Atualmente 1 em cada 10 brasileiros tem mais de 60 anos de idade, mas em 2060 serão um em cada três. Para evitar o colapso no sistema previdenciário, uma das alternativas é manter o trabalhador ativo por mais tempo.
Porém, o que parece ser uma medida emergencial na verdade traz uma grande vantagem para o profissional e as empresas que contratam os colaboradores 60+. Afinal, eles podem oferecer uma grande contribuição para o mercado industrial (e como um todo) em função da sua experiência e excelência de trabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e descubra as grandes vantagens de ter trabalhadores com mais de 60 anos em sua equipe.
A presença de profissionais 60+ no mercado de trabalho
Em 1950, a expectativa média de vida do ser humano era de pouco mais de 46 anos. Para 2030, essa expectativa tende a aumentar para 79 anos. Ou seja, com todos os avanços que a medicina e a sociedade alcançaram, vemos cada vez mais pessoas na terceira idade, e com uma vida bastante ativa.
Atualmente, o Brasil já tem mais de 7 milhões de trabalhadores com mais de 60 anos de idade. Com o envelhecimento da população, a tendência é de que cada vez mais pessoas da terceira idade busquem uma colocação no mercado de trabalho.
As empresas têm oferecido oportunidades para colaboradores com esse perfil em função da experiência que eles apresentam. Assim, podem contratar especialistas que já são reconhecidos no mercado e que levam para a organização toda a sua bagagem profissional.
Mas ao mesmo tempo, existem organizações que realizam um bom trabalho de retenção de talentos para manter os melhores profissionais em sua equipe por muitos anos. Assim, possibilitam a construção de uma carreira sólida e duradoura.
Em ambas as situações, a empresa tende a ganhar com essa estratégia. Afinal, os colaboradores 60+ têm muita vivência no mercado e uma visão bem diferente daquela cultivada pelas novas gerações. Sendo assim, são contratações valorosas que fazem toda a diferença para os diferenciais da empresa.
Por que contar com colaboradores 60+ na equipe?
Contratar colaboradores 60+ não é uma medida necessária por conta do envelhecimento da população. Na verdade, como dito, é uma estratégia para agregar valor ao time promovendo a maior diversidade dele. Para você entender melhor as grandes vantagens de ter os colaboradores 60+ no mercado industrial, veja a seguir alguns dos diferenciais que profissionais com esse perfil entregam.
Maior diversidade da equipe
Cada vez mais as empresas têm buscado promover a diversidade das suas equipes. Isso porque um time homogêneo tende a ser mais engessado por muitos fatores. A criatividade e a inovação dependem da diversificação de diversos aspectos.
A contratação de colaboradores 60+ faz a diferença nesse sentido também. São pessoas que já têm uma grande bagagem no mercado de trabalho, são de uma geração bem diferente e passaram por várias mudanças. Por isso, a sua forma de ver as situações é diferenciada e ajuda a pensar fora da caixa.
Experiência agregada ao time
Imagine quantas situações, problemas e desafios já foram experimentados por um colaborador com mais de 60 anos.
Sendo assim, a presença de profissionais dessa faixa etária amplia de maneira significativa a visão e a perspectiva que se tem no mercado industrial. Eles agregam bastante valor enquanto corpo técnico, justamente por causa das suas muitas vivências.
Além do conhecimento teórico acumulado, já experimentaram a prática muitas e muitas vezes. Portanto, podem ajudar na definição de processos mais eficazes e estratégicos. Além do fato de auxiliarem no treinamento e no preparo dos novos talentos.
Qualidade operacional
Atualmente o que as empresas precisam ainda mais é de talentos estratégicos e analíticos. Para essa tarefa, os colaboradores com mais de 60 anos têm competências e habilidades de sobra. O conhecimento técnico associado à experiência e aos diferentes cenários que já vivenciaram faz com que eles tragam maior qualidade operacional para a organização.
Mais engajamento
Um talento que se mantém na empresa até completar mais de 60 anos é alguém motivado a se dedicar àquela organização. Inclusive porque ela ofereceu a oportunidade de trilhar uma carreira de sucesso e ocupar cargos cada vez mais altos.
Esse cuidado com o desenvolvimento do profissional leva à formação de talentos muito mais engajados com a empresa. Afinal, eles percebem que o crescimento dela é o seu próprio crescimento.
Logo, existe uma troca justa e o interesse de que a organização prospere porque isso se reflete em realização pessoal e cada vez mais espaço e presença no mercado de trabalho. Possibilita criar um nome reconhecido no meio.
Por isso, é interessante adotar estratégias de gestão de pessoas para manter o interesse dos melhores talentos em permanecer na organização para que possam crescer com ela. A CBSI hoje tem em seu time diversos colaboradores 60+ atuando em diferentes áreas, que vão do planejamento à execução dos projetos.
Exemplo ativo dessa diversidade e que soma muito ao time, é relatado pelo Engenheiro Especialista, Vandenberg Paixão, 67 anos, integrante do time da Engenharia há 3 anos. O profissional ressalta sua satisfação de chegar a melhor idade atuando ativamente no mercado de trabalho.
“Tenho a oportunidade aqui na CBSI de transmitir conhecimento e experiências aos novos talentos, de me manter ativo, acompanhando a evolução e as inovações corporativas dentro da empresa e de agregar ainda mais conhecimento com as ideias e a energia dos novos talentos”, destacou o profissional.
Você pode conferir mais o trabalho realizado pela CBSI em nosso site. Acesse a página para conferir e aproveite para se juntar à nossa equipe fazendo o seu cadastro no Banco de Talentos.