03 de novembro de 2022

Mulheres na indústria: por que é importante a presença delas nesse setor?

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho brasileiro, principalmente nos segmentos da indústria no Brasil. Mas o caminho percorrido até a atualidade foi preenchido com lutas, protestos e busca por inclusão e igualdade, assim como direitos iguais aos oferecidos aos homens, especialmente quando se refere à participação das mulheres na indústria.

Você já conhece como a história das mulheres começou, qual a situação atual e qual a importância da presença de mulheres na indústria? Abaixo explicamos um pouco mais sobre e respondemos esses questionamentos.

História das mulheres na indústria e nas fábricas: Quando isso começou a mudar?

As mulheres começaram a traçar sua história nas fábricas durante a Revolução Industrial, que ocorreu no século XVIII, época em que ocorreu a introdução da mão de obra feminina, considerada uma mão de obra barata. Em contrapartida, as jornadas impostas eram muito longas e exaustivas, chegando até a 17 horas de trabalho, e além de terem condições de trabalho muito precárias, seus salários eram cerca de 60% menores do que os dos homens que exerciam as mesmas funções.

Com todos esses fatores, as mulheres começaram a se organizar e protestar pelos seus direitos e igualdade. Seus protestos foram de extrema importância para estabelecer a presença feminina no mercado de trabalho, e isso influenciou também o crescimento da industrialização no Brasil.

O espaço das mulheres no setor industrial atualmente

mulheres-na-industria

De acordo com o Portal ODS, aproximadamente 32% da força de trabalho nas indústrias é composta por mulheres. Os setores de confecção e artigos de vestuário são os principais empregadores de mão de obra feminina, assim como a indústria têxtil, nas quais elas compõem aproximadamente 70% dos colaboradores empregados no Brasil. Elas compõem uma porcentagem tão grande dos empregados desse setor pois é de extrema importância mais habilidades manuais e certos cuidados com detalhes essenciais e delicados no acabamento das produções, algo que muitas vezes não é realizado por máquinas. 

Já um estudo realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) mostra que a cada quatro pessoas que estão atualmente empregadas nas indústrias, uma delas é uma mulher. E, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, houve um aumento de quase 15% de participação feminina nas fábricas e indústrias no período dos últimos 20 anos.

Papel feminino nas fábricas

mulheres-na-industria

Os espaços fabris ainda não são ambientes totalmente igualitários, mas é algo que vem sendo conquistado aos poucos. As mulheres também continuam ocupando poucos cargos de liderança e gestão no Brasil e a desigualdade salarial ainda é um tópico debatido e muito comum, mas que aos poucos se torna um cenário do passado.

Apesar da desigualdade entre remunerações, para as indústrias ter uma maior diversidade de gênero agrega ainda uma vantagem competitiva que serve como uma oportunidade para novos talentos, o que estimula tanto a economia quanto o crescimento da empresa. De acordo com pesquisas, comprovou-se que funcionários de gêneros diferentes podem gerar mais de 20% de lucros para os negócios.

Cada vez mais empresas buscam pela mão de obra feminina, sempre visando valorizar a qualidade do serviço e os esforços. Um exemplo de empresa que sempre busca valorizar a mão de obra feminina é a CBSI, uma companhia que possui um grande número de mulheres à frente de cargos de extrema importância na empresa. A CBSI também valoriza suas colaboradoras da forma que merecem, visando ofertar as melhores oportunidades de emprego possível, assim oferecer sempre os serviços com qualidade e excelência, garantindo o melhor para seus clientes.

Conheça mais sobre uma companhia que valoriza o trabalho das mulheres na indústria, a CBSI

Agora que você sabe mais sobre a história das mulheres na indústria e o papel feminino nas fábricas, assim como sua história e desenvolvimento, queremos apresentar uma empresa que é excelência não apenas na contratação de mulheres, mas também em todos os serviços ofertados, garantindo sempre a maior qualidade em todos os seu serviços e projeto em que está envolvida: essa é a CBSI – Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura!

mulheres-na-industria

A CBSI está no mercado há mais de 10 anos, contando com a excelência da mão de obra feminina, e com unidades em diferentes regiões do Brasil. Nosso principal foco é solucionar desafios dos projetos de Obras Civis, Linhas Férreas, Recuperação Ambiental, Facilities, Engenharia de Acessos, Fabricação de Estruturas e Caldeirarias, Refratários, Tratamento Superficial e Pintura Industrial e Montagem Eletromecânica. Desta forma, a sua empresa poderá ver um grande aprimoramento na prestação desses serviços, que terão melhor relação custo-benefício, pois a CBSI realizará todo o trabalho requisitado com mão de obra de extrema qualidade, disponibilizada por nós mesmos, visando o melhor atendimento e serviços aos clientes.

Tem interesse em contar com os serviços industriais de uma empresa de qualidade e com funcionários e mão de obra feminina que possuem total expertise em seus serviços e que garante qualidade de serviço como a CBSI? Entre em contato conosco! Contamos com uma mobilização rápida da mão de obra, permitindo que conte com maior agilidade na iniciação dos seus projetos!

Para saber mais sobre a CBSI, todos os serviços disponíveis que realizamos e muito mais, siga nosso Facebook e Instagram. Siga também o nosso blog para não perder nenhuma novidade! Além disso, em nosso LinkedIn você pode ficar por dentro das novidades e também de incríveis oportunidades de emprego em nossa companhia.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com