07 de janeiro de 2026

CBSI inicia operação de frota com equipamentos elétricos

A empresa inova ao renovar mais de 20% de sua frota de novos caminhões com modelos totalmente elétricos para operações siderúrgicas


Protagonizando uma evolução estratégica para o ambiente industrial, a CBSI acaba de iniciar as operações logísticas de seus caminhões 100% elétricos para a siderurgia. A modernização contemplou mais de 20% da frota de novos caminhões com modelos totalmente elétricos. Quando comparada aos combustíveis tradicionais, a mudança representa uma redução estimada de mais de 8.300ton de CO² durante o período do contrato.

Esse é um passo decisivo no compromisso da CBSI com a sustentabilidade e as práticas ESG do Grupo. Ao substituir motores a diesel por propulsão elétrica, a empresa atua diretamente na mitigação das mudanças climáticas, reduzindo sua pegada de carbono nas operações diárias.

Além da evolução da tecnologia limpa, a solução traz benefícios direto para saúde das operações como um todo. A nova frota elétrica introduz um padrão inédito operacional na siderurgia, caracterizado pela ausência do ruído característico dos motores a diesel. O reflexo positivo é imediato também no bem-estar das pessoas, dada a redução da emissão sonora dentro da planta industrial. Para os motoristas, sobretudo, a tecnologia embarcada nestes veículos significa redução da vibração e uma condução mais suave, o que contribui diretamente para o conforto durante a jornada.

A nova frota também reduz custos operacionais com consumo de combustível e manutenção, como óleos lubrificantes e filtros, contribuindo com a sustentabilidade da cadeia logística. Ganho para o cliente, nesse caso, que consegue focar em seu negócio fim enquanto a CBSI atua na redução de custo e inoperacionalidade por manutenção.

A renovação superior a 20% da frota é um marco inicial da transição energética da companhia, demonstrando que eficiência logística e responsabilidade ambiental caminham juntas. “A chegada destes caminhões elétricos materializa a nossa visão de futuro. Ao reduzir as emissões gerando saving de aproximadamente R$50 milhões, provamos que é possível manter a excelência operacional com sustentabilidade. Este é um grande passo no avanço da descarbonização das operações”, destacou o Diretor de Operações e Comercial, Ronaldo Martins.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com