Por Priscila Souza, projetista na CBSI (texto adaptado)
Diante da complexidade do mundo corporativo, dos fenômenos econômicos e sociais em larga escala e alcance provenientes da globalização, estamos em um contexto em que a gestão de Projetos tem papel fundamental nas corporações.
Ter um planejamento estratégico adequado e a perfeita gestão dos seus projetos pode ser um fator preponderante para o sucesso ou o fracasso das companhias. Isso também vale para a busca dos resultados financeiros.
Na busca incessante pelo aumento da qualidade, pela excelência na gestão dos projetos e seus resultados, pelo acompanhamento dos indicadores de performance e principalmente para garantir o retorno sobre o investimento, várias empresas têm implementado seus Escritórios de Projeto – PMO (Project Management Office).
Como benefícios diretos relacionados à implementação do PMO, podemos citar:
· O desenvolvimento e a manutenção de metodologia própria, baseada nas melhores práticas em gestão de projetos;
· Padronização dos procedimentos e processos, além da criação de check-lists para maximizar os resultados;
· Gestão efetiva das lições aprendidas, aumentando assim o sucesso dos projetos;
· Análise de viabilidade e centralização do controle dos projetos e tarefas;
· Acompanhamento dos principais indicadores de execução como: prazo, custo e qualidade;
· Análise e acompanhamento da Rentabilidade e ROI.
O PMO não pode se limitar apenas a ser uma área de controle e “prestação de contas”. O setor deve manter uma postura consultiva e principalmente proativa, antecipando-se aos eventos de forma estratégica, sendo também responsável por: garantir a capacitação dos profissionais com treinamentos constantes, com a orientação e direcionamento dos times, com a revisão de metodologias e processos, para deixá-los cada vez mais aderentes à realidade dos padrões dos projetos.
Outro fator preponderante do PMO é orquestrar a comunicação de forma clara, precisa e sem interferências, utilizando-se do compartilhamento de dados e informações para que as pessoas desempenhem suas atividades de acordo com o esperado. Nesse sentido, o PMO contribui para uniformizar a comunicação, facilitando seu trânsito e acelerando a tomada de decisão.
Um PMO na empresa, além de centralizar os projetos sob uma única gestão, garante que os trabalhos desenvolvidos sejam verdadeiros impulsionadores do negócio para um crescimento sustentável e lucrativo. Esse é mais um diferencial da CBSI para contribuir com os resultados dos atuais e futuros projetos dos clientes. Conte com os nossos especialistas.